sexta-feira, 26 de março de 2010

PROFESSOR – UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO - Por Verônica Dutenkefer (20/06/2009)

Caros amigos, peço que leiam e repassem esse e-mail. É um relato de uma professora sobre a realidade da escola pública. Sem o apoio da mídia, só nos resta a internet para divulgar o que acontece.

Por Verônica Dutenkefer (20/06/2009)


Esse texto que escrevo precisamente agora é mais um desabafo.



Desabafo de uma profissional que está lecionando há mais de 22 anos e que não sabe se sobreviverá por mais dez anos, que é o tempo que ainda precisará trabalhar (por mais que ame muito o que faz).

Trago comigo muitas perguntas que não querem calar. E talvez a mais inquietante seja: O que será necessário acontecer para se fazer uma reforma educacional neste país????

Constantemente, ouço ou leio reportagens com as autoridades educacionais proclamarem a má formação de seus professores. Culpando as universidades, a falta de cursos de formação e culpando-nos, evidentemente.



- questionamentos:

Como um professor de escola pública pode fazer o seu trabalho se ele precisa ficar constantemente parando sua aula para separar a briga entre os alunos, socorrer seu aluno que foi ferido por outro aluno, planejar várias aulas para se trabalhar os bons hábitos, na tentativa vã de se formar cidadãos mais conscientes e de melhor caráter?

Nos cursos de formação nos é passado constantemente a recusa de um programa tradicional e conteudista, mas nossas avaliações de desempenho das escolas, nossos vestibulares e concursos públicos ainda são tradicionais e nos cobram o conteúdo de cada disciplina.


Como pode num país.....num estado...num município haver regras tão diferentes entre a rede particular e pública?

Na rede particular as escolas continuam conteudistas, há a seriação com reprovação, a escola pode suspender ou até mesmo expulsar um aluno que não esteja respeitando as regras daquela instituição.

A rede pública vive mudando o enfoque pedagógico (de acordo com o partido que ganhou as eleições), é cobrado cada vez menos do aluno, não se pode fazer absolutamente nada com um aluno indisciplinado que até mesmo coloca em risco a segurança de outros alunos e funcionários daquela instituição.

Dia a dia...minuto a minuto... os professores são alvos de agressões verbais e até mesmo físicas pelos alunos. A cada dia somos submetidos a níveis de stress insuportáveis para um ser humano.

Temos que dar conta do conteúdo a ser ensinado + sermos responsáveis pela segurança física de nossos alunos + sermos médicos + enfermeiros + psicólogos + assistentes sociais + dentistas + psiquiatras + mãe + pai ......

E, quando ameaçados de morte, se recorremos a uma delegacia pra fazer um boletim de ocorrência ouvimos: “Isto não vai adiantar nada!”

Meus bons alunos presenciam o mal aluno fazendo tudo o que não pode ser feito e não acontecendo nada com ele. É o exemplo da impunidade desde a infância..

Meus bons alunos presenciam que o aluno que não fez absolutamente nada durante o ano, passou de ano como ele, que se esforçou e foi responsável.

Houve um ano que eu tinha um aluno que era muito bom. E ele começou a faltar muito e ir mal na escola.. Os colegas diziam que ele ficava empinando pipa ao invés de ir pra escola. Um dia, tive uma conversa com ele, e perguntei o que estava acontecendo? E ele me disse: “Prá que eu vou vir prá escola se eu vou passar de ano mesmo assim?”

Então eu procurei aconselhar (como faço com meus alunos até hoje) que ele devia frequentar a escola, não para tirar notas boas nas provas ou passar de ano. Ele deveria vir à escola para aumentar seu conhecimento que é o único bem que ninguém poderá roubar.Que a escola iria ajudá-lo a aprender e trocar conhecimentos com os outros e ajudá-lo a dar uma melhor formação na vida..

Depois dessa conversa ele não faltou mais tanto...mas nunca mais voltou a ser o excelente aluno que era.

Qual a motivação de ser bom aluno hoje em dia?

Seus ídolos são jogadores de futebol que não falam o português corretamente e que não hesitam em agredir seus colegas jogadores e até mesmo os árbitros. Ensinando que não é necessário haver respeito às autoridades e aos outros.

Ou são dançarinas que mostram seu corpo rebolando na televisão e pousando nuas para ganhar dinheiro.
Para quê eu me matar de estudar se há tantas profissões que não são valorizados e nem respeitadas? ??

Conheci (e ainda conheço e convivo) ao longo de minha carreira na escola pública, inúmeros profissionais maravilhosos. Pessoas que amam a sua profissão, que se preocupam com seus alunos, que fazem trabalhos excepcionais. Que possuem um conhecimento e formação excelentes, mas que estão desgastados e quase arrasados diante da atual situação educacional.

Li, há poucos dias, num artigo que os cursos de filosofia, matemática, química, biologia e outros todos ligados à área de magistério não estão tendo procura nas universidades.

Lógico!!!!!Quem é que quer ser professor??? ??????

Quem é que quer entrar numa carreira que está sendo extinta, não só pela total desvalorização e respeito, mas também pela falta de segurança que estamos enfrentando nas escolas?

Fiquei indignada com uma reportagem na TV (que aliás adora fazer reportagens sensacionalistas colocando o professor sempre como vilão da história) em que relatava que numa escola um aluno ameaçava os outros com um revólver e, num determinado momento, o repórter perguntou:”Onde estava o professor que não viu isso??!!”

E agora eu pergunto: “O que se espera de um professor (ou de qualquer ser humano), que se faça com uma arma apontada pra você ou pra outro ser humano??? Ah...já sei...o professor deveria enfrentar as balas do revólver!!!! Claro!!! As universidades e os cursos de aperfeiçoamento de professores não estão nos ensinando isso..


Vocês tem conhecimento de como os professores de nosso país estão adoecendo??? ?

Vocês sabem o que é enfrentar o stress que a violência moral e física tem nos submetido dia a dia?

Você sabe o que é ouvir de um pai frases assim:

“Meu filho mentiu, mas ele é apenas uma criança!”

“Eu não sei mais o que fazer com o meu filho!”

“Você está passando muita lição para meu filho, e ele é apenas uma criança!”

“Ele agrediu o coleguinha, mas não foi ele quem começou.”

“Meu filho destruiu a escola, mas não fez isso sozinho!”

Classes super lotadas, falta de material pedagógico, espaço físico destruído, violência, desperdício de merenda, desperdício de material escolar que eles recebem e, muitas vezes, não valorizam (afinal eles não precisam fazer absolutamente nada para merecê-los), brigas por causa do “Leve-leite” (o aluno não pode faltar muito, não por que isso prejudica sua aprendizagem, mas porque senão ele não leva o leite.)

Regras educacionais dissonantes de acordo com a classe social dos alunos.

Impunidade.

Mas a educação não vai bem, por causa do professor..

Encerro esse desabafo com essa pergunta que li há poucos dias:


Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.



"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

O BOM NESTE PAÍS É SER POLITICO. APOSENTA-SE COM 8 ANOS DE "TRABALHO(?) ", E QUE SALÁRIO!!! (sem contar que não precisa grande formação acadêmica pra isto, infelizmente...)

quinta-feira, 25 de março de 2010

7 Erros Comuns na Cozinha ...

1° erro:


Lavar as carnes debaixo da torneira.

Primeiro, você perde nutrientes e a carne fica esbranquiçada..

Segundo, a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.

A única carne que se lava é a do peixe, e mesmo assim só para tirar escamas e a barrigada.

2° erro:

Colocar detergente direto na esponja, o que leva ao exagero.

O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja. Vai ser difícil enxaguar todo ele.

O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode, no futuro, dar um problema para a sua saúde.

Para limpar sem exagero, você precisa apenas de 8 (oito) gotas de detergente num litro de água.


3° erro:

Usar tábua de carne de madeira. Na tábua de madeira as bactérias ficam lhe aplaudindo!

Tábua tem que ser de plástico.



4° erro:

Não guardar comida quente na geladeira.

Este é um dos um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa...

Não há qualquer erro em guardar comida quente na geladeira. O único problema é que isto fará aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.



5° erro:

Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tapado.

O ar frio vai bater na tampa, de modo que o processo de resfriamento irá demorar e as bactérias irão adorar!

Portanto, coloque tudo destapado. Depois de 2 horas você já pode fechar/cobrir.


6° erro:



Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes.

As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem 2 buraquinho, um de cada lado.

Sai leite condensado por um lado e pelo outro entra uma chuva de bactérias.

Abra a lata inteira e passe o leite condensado para um recipiente, que pode ser de plástico ou de vidro. Sirva sempre com uma colher, depois tape e guarde na geladeira.


7° erro:



Ignorar as formigas.


Quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas.

Você provavelmente não se importaria se encontrasse 1 formiguinha em cima do seu bolo, não é?



Doutor Bactéria: E se fosse uma barata?

Menina de 12 anos: Aí eu não como.

Doutor Bactéria: E se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?

Menina: Sumiu.

Doutor Bactéria: E quem a levou embora?

Menina: As formigas...

Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?

Menina: É...

Doutor Bactéria: Então saiba que as formigas são consideradas maiores agentes transmissores de bactérias do que as próprias baratas.



Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.

COISAS QUE NINGUÉM CONTA PRA GENTE!

Serviço 102 (Informações)


Quando você precisar do serviço 102, que custa R$ 2,05.

Lembre-se que agora existe o concorrente que cobra apenas R$ 0,29 por informação fone 0300-789-5900.

Para informações da lista telefonica, use o nº 102030 que é gratuito, enquanto que o 102 e 144 são pagos e caros.

*Correios*

Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviar correspondência, observe que se enviar algo de pessoa física para pessoa física, num envelope leve, ou seja, que contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer lugar/Estado, e bem abaixo do local onde coloca o CEP escrever a frase 'Carta Social', você pagará somente R$0,01 por ela.

Isso está nas Normas afixadas nas agências dos correios, mas é claro que não está escrito em letras graúdas e nem facilmente visível.

O preço que se paga pela mesma carta, caso não se escreva 'Carta Social', conforme explicado acima custará em torno de R $0,27 (o grama).

Agora imaginem no Brasil inteiro, quantas pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos por uma carta pessoal diariamente ?


*Telefone Fixo para Celular*

A MELHOR DE TODAS ! ! !

Se você ligar de um telefone fixo da sua casa para um telefone celular, será cobrada sempre uma taxa a mais do que uma ligação normal, ou seja, de celular para celular. Mas se acrescentar um número a mais, durante a discagem, lhe será cobrada apenas a tarifa local normal..

Resumindo:

Ao ligar para um celular sempre repita o ultimo dígito do número.

Exemplos:

9XXX - 2522 + 2 / 9X7X - 1345 + 5

Atenção:

o número a ser acrescido deverá ser sempre o último número do telefone celular chamado !


Serviços bancários pela Internet


Para quem acessa o Home Banking de casa.



Vale a pena ler e se prevenir.

Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:


1 - Minimize a página.

Se o teclado virtual for minimizado também, está correto.

Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata!

Não tecle nada.


2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira vez .

Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada.

Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal.
Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.


3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer.

Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.


SEJA SOLIDÁRIO,

REPASSE AOS SEUS AMIGOS

quarta-feira, 24 de março de 2010

Informe de Rendimentos - Crédito Nota Fiscal Paulista

Informações importantes....


Em resumo, se você está cadastrado no sistema da Nota Fiscal Paulista e recebeu qualquer tipo de crédito, seja ele decorrente de compras em que informou seu CPF, ou também daqueles sorteios que foram efetuados, você precisa declarar tais valores no seu imposto de renda.

O informe de rendimentos está disponível no site da Fazenda:



Segue informações abaixo.


O Governo do Estado de São Paulo criou a Nota Fiscal Paulista, e neste período presenteou os consumidores com prêmios em dinheiro, maravilha para quem recebeu, e uma ajuda a mais para abater no valor do IPVA em alguns casos, consumidores felizes com um dinheirinho a mais, tudo muito bom, mas sempre estamos com um pé atrás com as esmolas vindas dos nossos governantes.

O que ninguém sabia, veja bem, ninguém, nem mesmo os funcionários dos Postos da Receita Federal de Guaratinguetá e de Cruzeiro e do Posto Fiscal Estadual, onde tenho contatos, o Governo do Estado de São Paulo abriu uma empresa governamental denominada DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS - CNPJ - 11.214.907/0001-70 (podem consultar o numero no site da receita federal), para controlar os créditos das tais notas fiscais paulista, e através desta empresa apresentou a DIRF (declaração de imposto de renda retido), onde foi informado os nomes e CPF's de todos os consumidores do estado de São Paulo beneficiados pelos créditos de ICMS e prêmios recebidos.

Sendo assim, como os contribuintes não sabem desta informação, estão apresentando suas declarações de imposto de renda sem informar tal valor recebido, quando o sistema da Receita Federal processar as declarações, e este processamento terá inicio, depois das 20:00hs do dia 30/04/2010, esses contribuintes vão direto para a malha fina, sendo obrigados a apresentar declaração retificadora, e como já estará fora do prazo, cada contribuinte irá pagar R$ 168,00 de multa.

Como eu sei disso? Através do e-CAC, o CPF eletrônico, ferramenta indispensável a partir deste ano para nós contadores, através dele poderemos efetuar inúmeros trabalhos e consultas prévias para beneficiar nossos clientes, e tão logo descobri esta informação, fui atrás para me informar e como disse acima, nem mesmo os funcionários da receita federal, do baixo escalão claro, estavam sabendo.













*URGENTE*A VERDADE SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES DE SP - Omitido Estadao

A VERDADE SOBRE JOSÉ SERRA E A EDUCAÇÃO PAULISTA



Estamos em ano de eleição e, portanto, é hora de prestarmos atenção aos possíveis candidatos para que o nosso voto não seja motivo de mais mazelas sociais causadas por más administrações. Sabemos, no entanto, que manter-nos informados quanto ao que realmente acontece em nossa sociedade não é tarefa fácil, uma vez que boa parte da grande mídia está a serviço do capital e de partidos políticos – geralmente conservadores.

É por essa razão que, por meio desse e-mail, queremos informar a todos o que realmente acontece na educação paulista, uma vez que possivelmente o Sr. José Serra se candidatará ao cargo de presidente da República neste ano.

Acreditamos na Internet como um meio eficiente de fazer ouvir a nossa voz, quando o governo e a mídia, por conta dos seus interesses eleitoreiros, querem nos calar e difamar a todo custo.

Um exemplo dessa atitude criminosa da mídia golpista é a mateéria que, recentemente, foi pblicada no Estadão. Dentre outras insinuações, o jornal acusava os professores da rede estadual de entrar em greve como um pretexto para ficarem de “braços cruzados”, um jeito “sutil” de classificar a categoria como preguiçosa.

O jornal “esqueceu-se”, no entanto, de contar aos leitores os reais motivos da paralisação dos professores. Este e-mail, portanto, pretende impedir a manipulação asquerosa promovida por esse e por outros jornais de grande circulação, contando o que de fato acontece nos estabelecimentos de ensino do estado de São Paulo e que motivou a greve.



SEGREGAÇÃO DA CATEGORIA



O governo Serra dividiu os professores em categorias com letras sugestivas como O de otário, L de lixo, F de f*****, etc, como se fôssemos gado marcado a ferro quente nas costas com as iniciais do dono.

O intuito disso é muito simples: segregar a categoria, jogando professores uns contra os outros, numa clara tentativa de enfraquecer a categoria, facilitando a aplicabilidade dos desmandos do governo tucano.

A verdade, no entanto, é uma só. Somos todos professores, e temos – ou deveríamos ter pela lógica mais pueril – os mesmos direitos. Na prática, porém, não é o que acontece depois da invenção das malfadadas “letrinhas”. Cada categoria de professores é totalmente diferente da outra.



A DUZENTENA



Os professores da categoria O, por alguma razão ilógica que ainda estamos tentando compreender, após término de contrato terão que ficar 200 dias afastados das salas de aula. Isto significa que, se um professor está cobrindo uma licença de três meses, após esse período cessa o contrato e ele precisa ficar 200 dias em casa.

As perguntas óbvias que surgem imediatamente são: Acaso deixaremos de precisar trabalhar durante 200 dias? Nossos filhos deixarão de comer durante 200 dias? Sob quais argumentos o governo aprovou uma lei tão absurda e sem sentido?

O que parece é que a lei é um desestímulo a que os professores participem das atribuições de aula, e cubram licenças como professores eventuais, o que acontece muito.

Isso porque um professor contratado exige que se recolha INSS, que se pague horas de HTPC, dentre outros benefícios que o eventual não tem.



MATERIAIS DE PÉSSIMA QUALIDADE



Há alguns anos o governo tucano de São Paulo vem enviando às escolas revistas com aulas já prontas – tirando toda a autonomia e liberdade do professor. Tais revistas são de péssima qualidade, apresentando erros grotescos, propondo exercícios patéticos que pouco ou nada contribuem para o avanço dos alunos.

SARESP NÃO MOSTRA A REALIDADE DOS ALUNOS PAULISTAS



Os índices do IDESP – que somam índice de aprovação de alunos e desempenho na prova do SARESP – estão longe de revelar a realidade das salas de aula no estado de São Paulo. A verdade é que, com a progressão continuada, isto é, a obrigatoriedade de aprovar um aluno de um ano a outro, a menos que este exceda o número de faltas permitidas, é muito fácil manter um índice alto de aprovação de alunos, sem que isso signifique necessariamente que eles possuem as competências e habilidades que deveriam possuir.

Ademais nos resultados do SARESP o que vemos são textos asquerosos que tentam intensificar avanços pequenos, e minimizar atrasos significativos. Ademais o governo tem o mau hábito de atribuir a suas políticas educacionais os méritos dos avanços dos alunos, e lançar apenas ao professor a responsabilidade pelos regressos.



SALAS LOTADAS



Há um grande número de alunos por sala de aula, o que dificulta o trabalho dos professores, fazendo com que o ensino não tenha a mesma qualidade que poderia ter caso o número de alunos fosse reduzido.

Além disso o governo prometeu que colocaria dois professores por sala na primeira série do Ensino Fundamental I, e isso não é o que temos visto. Ao contrário, o que vemos são PEBs I com 40 crianças de cinco e seis anos sem que haja o prometido professor auxiliar..e não pense que é só nas PEBs I que encontramos esses numeros absurdos de alunos não!!!



PROVÃO DOS ACTs



Está claro que o governo pretende com o provão dos ACTs passar a idéia ilusória de que os supostos “professores incompetentes” serão afastados das salas de aula, o que seria um avanço na educação, uma inovação desse governo. Isto porém não passa de mais uma medida para fazer com que o povo acredite que a educação está melhorando graças ao governo Serra. Também é um meio de jogar a responsabilidade pela falência da educação sobre as costas dos professores, classificando-os como incompetentes, para não assumir a parcela farta de culpa do governo tucano que sucateou o ensino.



AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO E VALE-TRANSPORTE



Quanto a essa parte não é preciso dizer muita coisa. Não é à toa que os colegas apelidaram o vale-refeição de “vale-coxinha”. Quem consegue receber o “benefício” sabe que ele é tão vergonhoso quanto o nosso salário. E ai dar mais aulas ou ultrapassar o "limite" de salário para receber o vale-coxinha ou ficar com o vale-coxinha e dar menos aulas? Dificil escolher entre as duas mixarias!!!!



PROPAGANDA ENGANOSA



O governador José Serra, com claros interesses eleitoreiros, tem veiculado propagandas na mídia que mostram uma realidade falseada da educação paulista. Nessas propagandas o salário dos professores é ótimo, a educação avança vertiginosamente, etc.

Na prática qualquer professor sabe que isso não é verdade.



SALÁRIOS MISERÁVEIS



Frequentemente somos acusados pela mídia golpista a serviço do PSDB de mercenários, simplesmente porque lutamos pór salários dignos. Parece que a imagem que se tem do professor é a mesma do “voluntariado”.

Nós professores temos famílias para sustentar, temos contas a pagar, dedicamo-nos não somente dentro da escola, mas também em nossas casas, já que é no lar que nos atualizamos, corrigimos trabalhos, planejamos aulas.

O salário base de um professor hoje não chega a R$ 950,00, o que é muito pouco para um trabalho que exige de nós muito tempo.



FALTA DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA EFETIVAÇÃO



Vem do período da ditadura militar essa insistência em manter professores temporários na rede. Hoje esses professores são parte significativa de todo o efetivo da categoria. O número de temporários ultrapassa os 80.000 professores.

Isso gera algumas dificuldades na hora de aposentar-se, e não dá acesso a alguns benefícios que o efetivo tem.

É verdade que agora – em ano de eleição – o governo realizará um concurso público para efetivação de professores. No entanto o número de vagas é ridículo, pouco mais de 10.000. Precisamos de muito mais vagas para substituir todos os temporários da rede, então só pensando um pouquinho...já sabem de quem serão as vagas..tempo de serviço não conta?



PROFESSORES NÃO FORMADOS ATUAM NA REDE



O governo, que vez ou outra coloca professores de “reforço”, como está acontecendo com os educadores da disciplina de matemática, e que quer demonstrar tanto rigor na contratação de professores com provas eliminatórias, na verdade permite que alunos de faculdade – ainda não formados – bacharéis e tecnólogos – que não passaram em sua graduação por disciplinas relacionadas à prática pedagógica, lecionem tranqüilamente na rede pública.



Preste muita atenção em quem você vai votar.

A mídia e o governo estão tentando jogar a sociedade contra os professores, ao mesmo tempo que tentam abafar as reais dimensões da greve para que a imagem do “candidato das elites” não saia arranhada e atrapalhe suas pretensões políticas.





REPASSE ESSE E-MAIL, É MUITO IMPORTANTE.

domingo, 21 de março de 2010

Assunto: Reflexão sobre "O lobo mau", novo hit do momento

Caras companheiras e companheiros!!!!!

Recebi este texto e repasso a vocês.

Vale a reflexão!

Beijos,

DRIK.


O Lobo Mau, A pequena Alanis e a Desbocada Ivete (http://blogs.opovo.com.br/ancoradouro/)

Postado em 18 de fevereiro de 2010 às 10:44 por Vanderlúcio Souza



Ouvi no trabalho o comentário de alguns colegas sobre os hits que iriam bombar no carnaval, não dava outra, bicicletinha e lobo mau eram as apostas. A primeira música ouvi à exaustão, pois não se tocava outra coisa nos coletivos e seletivos da cidade, já a segunda não havia escutado mas sabia tratar-se de uma música de baixo calão.

Ontem no twitter (microblog) do jornalista Fábio Campos (@fabiocamposm) alguns tweets (postagens) chamaram minha atenção. Assim escreveu o articulista:


O último absurdo do axé music foi “Lobo Mau”. Um trecho da música diz: “E o que você vai fazer? Vou te comer, vou te comer, vou te comer.”

A letra de “Lobo Mau” estimula a pedofilia. Tatau, ex-vocalista do Ara Ketu, se recusou a cantar. A coisa começou com a desbocada da Ivete.

Outro trecho de “Lobo Mau”: “Menina danada, merenda boa, feita pela vovozinha”. A música virou hit na voz da gloriosa Ivete Sangalo.

Deveríamos enviar à Bahia o laudo da perícia feita na menina de 5 anos violentada e assassinada pelo “Lobo Mau” em Fortaleza.

Após ter lido as sensatas observações de Fábio Campos fui pesquisar a letra do conjunto de acordes que chamaram de música e foi um dos hits mais tocados onde existia folia.

O diálogo entre o Lobo Mau e o Chapeuzinho Vermelho cantada pela desbocada – muito apropriado o termo do jornalista – Ivete Sangalo é o seguinte:

Eu sou o lobo mau, hau, hau

E o que você vai fazer, HAAAAAAA

vou te comer, vou te comer, vou te comer


Pior do que a letra, uma alusão à pedofilia, é a coreografia pornográfica que reproduz cenas do ato sexual. O trecho da música citado pelo jornalista é também execrável.

Carla Perez, outrora a vedete da dança ‘na boquinha da garrafa’, se recusou a cantá-la quando pedida pelos fãs e disparou: “Desculpem, eu trabalho com as crianças, sou mãe, tenho filhos. Quero cantar músicas que vocês pedem, mas tenho respeito pelas crianças. Tem muito lobo mau que é mau mesmo por aí” (portal Terra). Pelo visto a maternidade fez muito bem à loira do Tchan.

Nesse ano a população de Fortaleza ficou chocada com o caso da criança Alanis de 5 anos que foi raptada da porta de uma igreja, estuprada e morta. E quem fez isso? O Lobo Mau, o mesmo animal que algumas semanas depois recebe prestígio de muitos da população que antes o condenava na infame música disseminada pela desbocada Ivete. Muito contraditório.

Ainda por falar na desbocada cantora da Bahia que popularizou a música nefasta,ela fez outras declarações absurdas em suas apresentações. Quem acompanhou os sites de notícias pôde observar.

E não venham dizer que isso é discurso moralista ou ainda que a maldade está na cabeça dos adultos e outras estapafúrdias mais apropriadas para frases de Orkut . A música é imoral, maliciosa e faz alusão à pedofilia.

Quem quiser calar-se que durma junto com sua consciência entorpecida. Vou seguir a sugestão do jornalista Fábio Campos, enviar o laudo oficial da menina Alanis (Clique aqui para ter acesso ao laudo ) para a Bahia, especificamente para os seguintes endereços:

Caco de Telha, produtora da cantora Ivete

contato@cacodetelha.com.br

Ou publique nesse link sua insatisfação:

http://www.cacodetelha.com.br/contato

(71)3462 9999 (11) 3061 3377

Twitter: @ivetesangalo

Você também pode fazer alguma coisa além de indignar-se. Ligue, envie e-mail, manifeste sua opinião. Saiamos em defesa das crianças para que os Lobos Maus não consigam devorá-las.

Categoria: Artigo, Em Defesa da Vida
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•Réplica de um leitor

--

Cecília Bizerra Sousa

(61) 8163-8375

"Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem; lutar pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize."

Boaventura de Souza Santos


OBS: EU CONCORDO COM ESTAS PESSOAS QUE SÃO CONTRA A PEDOFILIA.

terça-feira, 16 de março de 2010

TA FICANDO VELHO ? QUE NADA, VOCE TEVE INFANCIA...ADOLESCENCIA...PARABÉNS !!!

































OBS:
  • Susy e Barbie não se comprava em qualquer esquina, só vinha dos Estados Unidos ...

  • Lambada e Beto Barbosa, minha irmã dançava e eu era pequena mas ficava imitando ela ...

  • Carrocel eu amava...

  • Chaves eu assistia...

  • Os menudos eu era bem pequena,  mas quando cresci fiquei sabendo que era os gatos da época ...

  • ISSO QUE FOI INFANCIA E ADOLESCENCIA....AINDA EXISTIA PUREZA E UM COMEÇO DE CONQUISTA, PAQUERA ... MAS HOJE EM DIA É A MAIORIA NA BASE DO CREUUUUU, MULHER FRUTA, PORNOGRAFIA ... PUREZA ENTÃO, OS JOVENS DE HOJE EM SUA GRANDE MAIORIA NÃO SABE NEM O SIGNIFICADO DISTO, NEM MUITO MENOS O QUE É AMOR, RESPEITO  ETC.

segunda-feira, 15 de março de 2010

REGRAS DE CONVIVÊNCIA...

  • PRESTAR ATENÇÃO ÀS EXPLICAÇÕES DA PROFESSORA ADRIANA;


  • MANTER A SALA LIMPA;

  • RESPEITAR UNS AOS OUTROS;

  • FICAR NO SEU LUGAR DURANTE AS AULAS;

  • TRAZER O MATERIAL ORGANIZADO E LIMPO;

  • FAZER TODAS AS ATIVIDADES DE SALA DE AULA;

  • FAZER AS TAREFAS DE CASA TODOS OS DIAS;

  • CUIDAR DE SI PRÓPRIO;

  • CUIDAR DO SEU MATERIAL;

  • FALAR PALAVRAS DE INCENTIVO E MOTIVAÇÃO;

  • CUIDAR DO QUE É DE TODOS.

Corrida da Bexiga



Antes de iniciar esta atividade, cada participante deverá encher uma bexiga de ar. Logo após, todos se dividirão em grupos, posicionando em filas, uma ao lado da outra.


Ao ser dado o sinal de partida, o primeiro participante de cada fila pegará sua bexiga e correrá ao lugar estipulado, onde deverá sentar-se nela até estourar. Feito isso, voltará correndo para bater na mão do próximo participante de sua equipe e se posicionará no final da fila. O segundo participante, assim que receber o tapa na mão, pegará sua bexiga e repetirá o processo, e assim sucessivamente.

Vence a equipe que terminar primeiro.

ATIVIDADE COM A TARTARUGA MARINHA.

NOME:_____________________________________________________


DATA:______________________ TURMA:_______________________



LEIA AS INFORMAÇÕES SOBRE A TARTARUGA MARINHA.

DESCUBRA E SUBLINHE AS OITO PALAVRAS COM ERROS NO USO DE M E N.



A MAIOR TARTARUGA MARINHA DO MUMDO É A TARTARUGA DE COURO, TANBÉM CHAMADA DE TARTARUGA GIGANTE. ELA PODE PESAR CERCA DE 700 QUILOS E SEU CASCO CHEGA A TER ATÉ DOIS METROS DE COMPRIMEMTO. NO BRASIL, É ENCOMTRADA NO ESPÍRITO SANTO.

SOMENTE AS FÊMEAS SAEN DA ÁGUA. ELAS VOLTAM AO LOCAL ONDE NASCERAN, CAVAM UM BURACO E DEPOSITAN SEUS OVOS. ASSIM QUE OS FILHOTES NASCEM, CORREN PARA O MAR.



ESCREVA CORRETAMENTE AS PALAVRAS QUE VOCÊ SUBLINHOU:

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________



REESCREVA O TEXTO UTILIZANDO AS PALAVRAS CORRETAS:

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BOAS MANEIRAS COM OS OUTROS ...

Existem pessoas que só pensam nelas e por isso nunca se preocupam em tratar um colega ou uma pessoa desconhecida com respeito. Todas as pessoas gostam de serem bem tratadas, não é verdade ? Portanto não esqueça :

TRATE OS OUTROS DA MESMA FORMA QUE VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO


1 – Ligue o que dá tristeza ou alegria as pessoas :










A pessoa fala e os outros não prestam atenção.                           Quando elogiam você
 
Quando alguém lembra do nosso aniversário.     
                                                                                           Quando alguém é rejeitado num grupo
 
As pessoas falam apelidos que ofendem  
                                                                                        Quando respeitam nossos sentimentos
Quando alguém zomba da pessoa porque ela é pobre
 

segunda-feira, 8 de março de 2010

MATERIAL DE ESTUDO PARA PROVA DOS OFAs 2009

MATERIAL DE ESTUDO PARA PROVA DOS OFAs






Ciclo 1 (1ª a 4ª série)

Orientações curriculares de língua portuguesa e matemática

Materiais do programa Ler e Escrever

Coletânea de atividades dos alunos de 1ª série

Coletânea de textos dos alunos

Caderno de planejamento e avaliação do professor alfabetizador

Guia de planejamento e orientação didática (volumes 1 e 2) do professor alfabetizador – 1ª e 2ª série

Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) – material do aluno 3ª e 4ª série (volumes 1 e 2)

Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) – material do professor 3ª e 4ª série (volumes 1 e 2)

Materiais do programa Letra e Vida

Coletânea de textos módulos 1, 2 e 3

Adaptações de acesso ao currículo – módulos 1 e 2

Sugestão para a elaboração do Regimento Escolar.

Roteiro Regimento




Sugestão para a elaboração do Regimento Escolar.

• Elaborado a partir da Resolução CME 006/2003.

• O Regimento escolar é um instrumento legal que formaliza e reconhece as relações dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Contém um conjunto de normas e definições de papéis, devendo ser um documento claro, de fácil entendimento para a comunidade, traduzindo as construções e os avanços nela produzidos.

• As instituições privadas de educação infantil devem prever a participação dos segmentos da comunidade escolar - pais, professores, funcionários, direção.(Art.5º, §1º, inciso I)

• Deve ser redigido de modo sucinto e objetivo, não podendo ser confundido com o Projeto Político Pedagógico(PPP), embora suas linhas pedagógicas devam constar.

• Deve conter índice, páginas numeradas e não pode conter rasuras.

• O Regimento diz respeito à operacionalização do PPP, ou seja, como a instituição pretende organizar as ações previstas no PPP.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

I – IDENTIFICAÇÃO DA MANTENEDORA E DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO - (Conf. ANEXO I)

• Nome da Instituição, endereço completo, cidade, e-mail, fone, fax

II – FINS E OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO

• Deve contemplar uma síntese dos referenciais que representam a opção filosófica, política, sócio-antropológica e pedagógica, já abordados amplamente no PPP.

III – ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

• Explicitar como estão organizados os grupos na instituição, os critérios e a nomenclatura utilizados nesta organização bem como o número de crianças e educadores destinados a cada turma.

IV – ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA

• É necessário apresentar um resumo da concepção do currículo apontada no PPP e a organização do planejamento didático-pedagógico.

V – GESTÃO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO

• Explicitar os diversos setores, equipes e instâncias que compõem a estrutura administrativa e deliberativa da escola, mencionando sua forma de organização, funcionamento, composição e atribuições (calendário escolar, horário de funcionamento, período de férias...).

VI – PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA

• Explicitar como se dá a articulação entre os setores no cotidiano institucional, ou seja, a definição de papéis que competem a cada um observando os dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA .

• Referir como são encaminhadas situações de conflito nas relações inter-pessoais (criança-criança, criança-adulto, adulto-adulto).

VII – AVALIAÇÃO

• Explicitar como ocorre a avaliação, quem é avaliado, com que freqüência (conforme já mencionado no PPP), tendo como suporte legal a Resolução CME nº003/01.

VIII – MATRÍCULA, TRANSFERÊNCIA E CANCELAMENTO

• Especificar o período e condições em que ocorrem.

IX – DISPOSIÇÕES GERAIS

• Explicitar o tempo de vigência do Regimento (mínimo de três anos).

• As alterações devem ser propostas mediante apresentação de texto integral, a ser encaminhada para o Conselho Municipal de Educação e só poderá entrar em vigor no período letivo seguinte a sua aprovação.

• Referendar, no regimento atual, no caso deste documento estar substituindo outro, já aprovado anteriormente.

• Contemplar a quem caberá deliberar sobre os casos omissos.

Projeto Político-Pedagógico



Regimento Escolar Projeto Político-Pedagógico



Sugestão para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico da instituição.

Apresentação

O atendimento à faixa etária de 0 a 6 anos Educação Infantil - constitui-se, desde a promulgação da atual LDBEN – Nº 9394/96, como a 1º etapa da Educação Básica, seguida pelo Ensino Fundamental e Médio. Neste sentido, a expressão Educação Infantil busca integrar o atendimento a esta faixa etária, rompendo com a raiz assistencialista, histórica na modalidade de atendimento creche, ou com o viés preparatório, tradicional no ensino pré-escolar.

Assim, o conceito de criança de 0 a 6 anos como sujeito de direitos, reconhecido na Constituição Federal de 1988 e fortalecido no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei 8069/1990, garante a titularidade do direito ao atendimento em creches ou pré-escolas às crianças, sendo que, independente da denominação dos estabelecimentos, é responsabilidade destes oferecer cuidado e educação, de forma intencional e sistemática.

Para a efetivação destes objetivos, faz-se indispensável que cada instituição possua/construa um documento com a função de planejamento global de sua ação educativa. Nos meios educacionais este documento é conhecido como Projeto Educativo ou Proposta Político Pedagógica – PPP. Segundo Vasconcellos, este documento é:

“(...) um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da escola.” ( 1995:143)

Para Veiga, o Projeto Político-pedagógico, carregando o caráter de projeto de sua origem etimológica latina (projectu), cumpre a função de dar um rumo, uma direção à instituição. Nos aliamos a esta autora quando ela destaca o caráter político e o caráter pedagógico deste documento. Diz a autora, que o projeto de escola é sempre:

“... uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político, no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. ‘A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica.’ (Saviani 1983, p.93). Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade”. (1996:12)

Entendemos que a elaboração de uma PPP é um processo rico para todo o coletivo da instituição, pois, como diz Veiga:

“Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível. .Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples argumento de planos de ensino e de atividades diversas”. (1996:12)

Nesse sentido, o objetivo principal da elaboração deste documento por uma instituição educativa não está ligado apenas às exigências legais ou aos aspectos ligados ao cumprimento de sua formalização textual, mas sim, à qualidade conseguida ao longo do processo de sua elaboração, uma vez que a PPP somente se constituirá em referência para as ações educativas se os sujeitos da comunidade escolar se reconhecerem nela, para referendá-la como tal.

A Secretaria Municipal de Educação - SMED, na qualidade de Administradora do Sistema Municipal de Ensino (Lei 8198/98) toma a iniciativa de distribuir este roteiro-sugestão com o objetivo de contribuir com as instituições de Educação Infantil - EI no processo de elaboração de uma PPP, um dos documentos exigidos no processo de regularização destas instituições junto ao Conselho Municipal de Educação - CME, tendo por base os artigos 9º e 10º da Res. 003/01 deste Conselho e os fundamentos norteadores apontados na Resolução 001/99 do Conselho Nacional de Educação.

Destacamos que os itens aqui apresentados podem encontrar-se sob outra nomenclatura ou outra forma/sequência de organização em várias obras pedagógicas. Não é esta a questão principal; o indispensável é que o documento expresse a realidade de cada instituição, justificadas as suas escolhas teóricas, contendo outros ou mais itens que retratem cada coletivo institucional.



ITENS SUGERIDOS

Introdução

A instituição apresenta sua PPP, explicitando suas concepções quanto a esta matéria e relata aspectos que julgar importantes do processo de elaboração do documento, incluindo envolvimento com as famílias, comunidade, conforme aponta letras “c” , do artigo 10 da Res. 003/01 do CME. A redação desta parte deve ser feita ao final do processo.

Diagnóstico

Diagnóstico da realidade global na qual a instituição está inserida – mundial, do país, estado, cidade, bairro,.. explicita como a instituição “vê” o mundo ao redor.

Fundamentos a considerar na PPP

A instituição apresenta as concepções/visões/princípios que norteiam sua PPP, sua utopia em relação à função social de uma instituição educativa, no caso, voltada à faixa etária de 0 a 6 anos, explicitando o referencial teórico em que se apóia.

• Filosóficos:

Visão de mundo, sociedade, homem, conhecimento, criança, infância, instituição de Educação Infantil, educador/a ...

• Sócio-antropológico:

Visão do contexto sócio-cultural das crianças e de suas famílias, concepções sobre as relações com as famílias, com a comunidade, com outras entidades, movimentos sociais, orgãos da cidade.

• Psico-pedagógicos:

Visão de desenvolvimento infantil, de ensino-apredizagem, de construção do conhecimento.

Considerar objetivos da ação pedagógica, tais como autonomia, criatividade, criticidade,.... para definição desta ação.

Histórico

Breve histórico da instituição; marcas de sua origem na comunidade; o momento sócio-histórico de seu surgimento ( surgiu a partir de quais demandas, interesses, objetivos?); histórico de seu surgimento a partir da instituição mantenedora – se for o caso.

Organização do trabalho na instituição

• Planejamento da instituição: explicitar que concepção esta tem de planejamento e a organização interna (espaços e tempos) da instituição para sua realização. Ex: como o coletivo realiza seu planejamento, se por níveis de abrangência (coletivo, grupos etários, turmas,...) ou periodicidade (plurianual, anual, semestral,... )

• Organização dos grupos etários: Descrever e justificar a organização das crianças por grupo, considerando o espaço físico e o número de profissionais.

• Organização do ambiente físico: Explicitar e justificar a organização e a utilização dos espaços físicos da instituição, considerando o tempo de permanência das crianças na instituição e a qualificação da ação educativa. Considerar letra “e”, do Artigo 10, da Resolução 003/01 do CME.

• Equipe multi profissional: Descrever a equipe de profissionais envolvida nas ações educativas da instituição (profissionais fixos em sala e fora desta/serviços, assessorias de apoio sistemáticas ou pontuais e voluntários) . Descrever quais profissionais e com que proposta de trabalho se inserem na implementação da PPP da instituição. Considerar letra “e”, do Artigo 10, da Resolução 003/01 do CME.

• Organização da ação educativa: explicitar a forma como a instituição organiza/planeja a ação didático-pedagógica, que elementos são considerados neste planejamento. Por exemplo: através da Pedagogia de Projetos; Tema Gerador; Rede Temática,... Descrever as fontes a partir das quais a instituição define sua ação, considerando a Res. 001/99 do Conselho Nacional de Educação combinada com as letras “a” , “b”, “d” , “e”, “f”, “g”, “h”, “i” do artigo 10 da Res. 003/01 do CME.

• Formação de profissionais: Concepção sobre a formação de profissionais para a Educação Infantil (inicial e continuada)

Descrever periodicidade e abrangência. Ex: participação de todos/as os/as profissionais, enfoque permanente, outros,...

Referir o envolvimento das famílias, conforme letra “c” , do artigo 10, da Res. 003/01 do CME.

• Acompanhamento e Registro:

Explicitar concepções e critérios sobre como se dá a avaliação e o acompanhamento do trabalho, por exemplo: avaliação como processo; avaliação como meio/investigação; registros descritivos; aspectos a avaliar; periodicidade; outros,...

Questões: o quê avaliar, como avaliar, quem avalia e quem é avaliado (crianças, profissionais, comunidade, instituição?

Considerar a letra “j”, do Artigo 10, da Res. 003/01 do CME.

Projeto Político Pedagógico ... o que é ?

Projeto PolíticoPedagógico da escola precisa ser entendido como uma maneira de situar-se num horizonte de possibilidades, a partir de respostas a perguntas tais como: "que educação se quer, que tipo de cidadão se deseja e para que projeto de sociedade?" (GADOTTI, 1994, P. 42). Dissociar a tarefa pedagógica do aspecto político é difícil, visto que o "educador é político enquanto educador, e o político é educador pelo próprio fato de ser político" (GADOTTI, FREIRE, GUIMARÃES, 2000, pp. 25-26).

Falar da construção do projeto pedagógico é falar de planejamento no contexto de um processo participativo, onde o passo inicial é a elaboração do marco referencial, sendo este a luz que deverá iluminar o fazer das demais etapas. Alguns autores que tratam do planejamento, como por exemplo Moacir Gadotti, falam simplesmente em referencial, mas outros, como Danilo Gandin, distinguem nele três marcos: situacional, doutrinal e operativo.

Plano escolar-Planejamento Escolar é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (LIBÂNEO, 1992, p. 221).

Projeto educativo-Planejamento Educacional é "processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo" (PARRA apud SANT'ANNA et al, 1995, p. 14).

Para Vasconcellos (1995, p. 53), "o planejamento do Sistema de Educação é o de maior abrangência (entre os níveis do planejamento na educação escolar), correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual e municipal", incorporando as políticas educacionais.

4. Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).

Tirado do site- http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm Para referência desta página:

BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Petropólis, 2002. Disponível em: . Acesso em: dia mes ano.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETAR – significa lançar-se para frente. Portanto, para elaaborar um projeto, é preciso ousadia, discussão, relfexão, desejo de renovação e, sobretudo, participação de todos os envolvidos no processo escolar.

O QUE É?


• Instrumento de conquista e consolidação da autonomia da escola que possibilita a democratização das relações de poder no âmbito escolar;

• Participação compartilhada (toda comunidade escolar – pais, alunos, docentes, funcionários) do processo decisório, apontando problemas e discutindo as possíveis soluções;

• Insturmento singurlar, embora produto de construção coletiva, único de cada escola, retrato de sua realidade atual e prospectiva: sua filosofia, seu posicionamento pedagógico, seu cotidiano e sua gestão;

• Resultado de um processo de planejamento participativo no qual todos os integrantes da comunidade escolar discutem os objetivos maiores da escola, seus problemas e os caminhos que serão traçados para resolvê-los;

• Projeto que delineia rumos futuros para a escola, revendo o que está instituido para instituir outra realidade;

• Instrumento, sempre de caráter Político, na medida em que implica reflexão sobre a sociedade que temos, posicionamentos, opções e ações com relação à sociedade que desejamos construir, que se expressa, certamente, numa escola que se pretende cidadã, autônoma, questionadora, inquieta e construtora de um futuro social melhor.

• Instrumento que se constitui em um norte para a ação pedagógica, que busca resgatar o sentido político libertador da ação educacional.

- Segundo Vasconcellos (1995) : “ um instrumento teórico-metodológico que objetiva auxiliar o enfrentamento dos desafios cotidianos, de forma refletida e participativa”. Que nos indica como metodologia a problematização da realidade.

- Gandim (1994) sugere algumas questões importantes que ajundam na reflexão sobre esta realidade, através de perguntas que desafiem os sujeitos, incitando-os à reflexão, ao debate e à tomada de decisões.

OBJETIVOS:

• Criar processos de articulação entre a escola e a sociedade, ao mesmo tempo que ressalta a necessária participação dos docentes na sua elaboração.


ETAPAS CONSTITUTIVAS DO PROJETO PEDAGÓGICO



1.1 – Identificação da Unidade Escolar:



• entidade mantenedora /nome e endereço completo /decreto de criação /cursos que oferece, com níveis e modalidas com as respectivas matrizes curriculares /estrutura dos cursos (séries /ciclos,grupos não seriados)



1.2 - Fundamentação teórica e política:



• que tipo de sociedade que deseja auxiliar a construir e de cidadão que busca formar e, consequentemente, qual o posicionamento pedagógico que pretende adotar.


1.3 – Programação:



• Proposta de ação para aproximar a realidade existente da realidade desejada (ações concretas):

- projetos para atualização de professores;

- projetos interdisciplinares;

- projetos envolvendo a comunidade;

- gestão de recursos;

- compra de equipamentos para escola;

- reestruturação do espaço físico e social, etc...

1.4 – Estrutura e Organização da Escola



• Recursos humanos existenes/ calendário escolar /matrícula /organização de turmas /transferência/ turnos e horários da escola /sistema de avaliação /recursos físicos disponíveis (salas de aula, biblioteca, espaços de novas tecnologias, espaços livres, etc.)/currículo, programas e projetos.

- Quanto aos turnos e horário da escola = o calendário prevê tempo destinado ao encontro dos professores para estudo, discussão e implementação de projetos?

- Quanto aos recursos físicos = existem horários para frequência à bilbioteca pelos alunos e professores?

- Quanto ao sistema de avaliação = como é organizada a avaliação no cotidiano da escola? Quais os objetivos da avaliação? O que acontece com o aluno reprovado: melhora, piora ou mantém o mesmo rendimento?

- Critérios = a escola vai trabalhar com nota, conceito, relatório, registro individual?

- Procedimentos = como é organizada a prática avaliativa nas diferentes disciplinas? Há uma discussão prévia dos professores?

- Recuperação paralela = como a escola planeja esta recuperação? Existem aulas de reforço para os alunos que não acompanham o grupo?

- Progressão parcial = como é oferecida a dependência? Os alunos podem efetivamente frequentá-la? Os professores organizam programas especiais? Como têm sido os resultados da dependência?

- Aceleração da parendizagem = quais as estratégias que têm sido desenvolvidas e o que fazer para obter melhores resultados?

- Quanto ao currículo, programas e projetos = as disciplinas são trabalhadas através da grande quantidade de conteúdos ou há uma preocupação com a seleção e o aprofundamento daqueles que realmente têm significado para a construção da cidadania do aluno? As disciplinas são ensinadas isoladmente ou procura-se integrar as áreas do conhecimento? De que modo se processa essa integração: por temas, por conceitos, por projetos?



Gestão Escolar Democrática



• Participação dos diferentes segmentos da escola no processo decisório;

• Organização disciplinar: direitos e deveres do alunado, do professor, do funcionário (Regimento Escolar);

• Organização do Grêmio Escolar;

• Estabelecimento de competência dos diferentes setores da escola;

• Oferecimento de espaços de formação continuada;

• Participação da comunidde no cotidiano escolar.



1.5 – Acompanhamento e Avaliação do Projeto Pedagógico



• O PPP necessita de acompanhamento sistemático para que se possa verificar se o planejamento está adequado, quais os objetivos que foram atingidos, quais as metas que não foram alcançadas e quais
ações necessitam de redirecionamento. Assim, é preciso que o grupo estabeleça como pretende realizar o processo de avaliação e acompanhamento do PPP, quando de sua elaboração.



Bibliografia:



BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Brasília: 1996.



COSTA, Marisa Vorraber (org) et all. O Currículo nos limiares do contemporâneo. RJ: DP&A editora.2000.



GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.



GANDIM, Danilo. A Prática do Planejamento Participativo. Petrópolis: Vozes, 1994.



VASCONCELLOS, Celso. Planejamento – plano de ensino aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Tragam para o Brasil.... URGENTEl!!!

URGENTEMENTE...!!!


Joe Arpaio é o xerife do Condado de Maricopa, no Arizona há já bastante tempo e continua sendo re-eleito a cada nova eleição.
Ele criou a 'cadeia-acampamento' , que são várias tendas de lona, cercadas por arame farpado e vigiado por guardas como numa prisão normal.


Baixou os custos da refeição para 40 centavos de dólar que os detidos, inclusivé, têm de pagar.

Proibiu fumar , não permite a circulação de revistas pornográficas dentro da prisão e nem permite que os detidos pratiquem halterofilismo.
Começou a montar equipas de detidos que, acorrentados uns aos outros (chain gangs) , são levados à cidade para prestarem serviços para a comunidade e trabalhar nos projetos do condado.
Para não ser processado por discriminação, começou a montar equipas de detidas também , nos mesmos moldes das equipas de detidos .


Cortou a TV por cabo aos detidos mas quando soube que TV por cabo nas prisões era uma determinação judicial, voltou a permitir mas só entra o canal do tempo e da Disney .

Quando lhe perguntaram por que o canal do tempo, respondeu que era para os detidos saberem que temperatura iriam enfrentar durante o dia quando estivessem a prestar serviço comunitário, trabalhando nas estradas, construções, etc.

Em 1994, cortou o café , alegando que, para além do baixo valor nutritivo , estava a proteger os próprios detidos e os guardas que já haviam sido atacados com café quente por outros detidos , sem falar na economia dos cofres públicos de quase US$ 100.000,00/ano .

Quando os detidos reclamaram, ele respondeu:
- Isto aqui não é um hotel 5 estrelas e se vocês não gostam, comportem-se como homens e não voltem mais .

Distribuiu uma série de vídeos religiosos aos prisioneiros e não permite qualquer outro tipo de vídeos na prisão .
Perguntado se não teria alguns vídeos com o programa do partido democrata para distribuir aos detidos, respondeu que nem que tivesse, pois provavelmente essa era a causa de a maioria dos presos ali estarem.
Com a temperatura batendo recordes a cada semana, uma agência de notícias publicou:
Com a temperatura atingindo 116 F , (47º C), em Phoenix no Arizona, mais de 2000 detidos na prisão-acampamento de Maricopa tiveram permissão de tirar o uniforme da prisão e ficar só de shorts (cor-de-rosa) , que os detidos recebem do governo.
Na última quarta-feira, centenas de detid os estavam recolhidos nas barracas, onde a temperatura chegou a atingir os 138°F ( 60°C ). Muitos com toalhas cor de rosa enroladas no pescoço estavam completamente encharcados de suor.
'Parece que estávamos dentro de um forno', disse James Zanzot que cumpriu pena nessas tendas por um ano.

Joe Arpaio, o xerife durão que inventou a prisão-acampamento, faz com que os detidos usem uniformes cor-de-rosa e não faz questão alguma de parecer simpático.

Diz ele aos detidos:

- Os nossos soldados estão no Iraque, onde a temperatura atinge 120°F ( 50°C ), vivem em tendas como vocês e ainda tem de usar fardamento, botas, carregar todo o equipamento de soldado e, além de tudo, não cometeram crime algum como vocês, portanto, calem a boca e parem de reclamar!
Se houvesse mais prisões como esta, talvez o número de criminosos e reincidentes diminuísse consideravelmente.
Criminosos graves têm de ser punidos pelos crimes que cometeram e não serem tratados a 'pão-de-ló' , tendo do bom e do melhor , até serem soltos para voltar a cometer os mesmos crimes e voltar para a vida na prisão, cheia de regalias e reivindicações.

Muitos cidadãos honestos, cumpridores da lei e pagadores de impostos não têm, por vezes, as mesmas regalias que esses bandidos tem na prisão.

Artigo extraído e traduzido de um documentário da televisão americana. Os factos acima são verídicos e a prisão-acampamento está lá, em Maricopa, Arizona.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Recomendações a uma professora iniciante

Durante uma reunião com professores das séries iniciais, a coordenadora pedagógica propôs a seguinte situação: “Imagine que você orientará uma professora alfabetizadora iniciante. Quais recomendações lhe daria para que seus alunos aprendessem a ler e escrever o mais rápido possível?”

Veja o que alguns professores disseram:

Maria  – Eu aconselharia a investir na leitura, pois a leitura ajuda bastante no aprendizado da escrita. Diria a ela pra iniciar com textos simples e curtos para que os alunos pudessem fixar as sílabas e, com o tempo, apresentar textos mais longos e com sílabas complexas. Tomar a leitura desses textos também é importante.

Mariana – Diria a ela que é preciso ter muita paciência no início do ano, pois nem todas as crianças ingressam na 1ª série com maturidade para se alfabetizar. Nos primeiros meses, é importante trabalhar com exercícios de coordenação motora fina, lateralidade, atividades fora da classe, ao ar livre, para que as crianças treinem o traçado das letras no chão, na parede, com brincadeiras. Com esse investimento no início, muitos problemas com a troca de letras, dificuldade de copiar que, mais adiante, poderiam atrapalhar a vida escolar do aluno, são resolvidos.

Marília – Além dessas recomendações que as colegas já colocaram, eu acrescentaria que também é muito importante para o sucesso dos alunos na alfabetização estar atento aos problemas que vivenciam em seus lares: alimentação precária, falta de carinho e atenção, dificuldade econômica para compra de material escolar, agressividade ... Muitos alunos não aprendem a ler e escrever por causa desses problemas, e se o professor não considerar isso acaba pensando que suas aulas é que não são boas.

Meire – Eu recomendaria que planejasse suas aulas com antecedência e trabalhasse com palavras chaves que têm significado para os alunos. A compreensão da sílaba torna-se mais fácil quando partimos de palavras que fazem sentido ao aluno. Fazer ditado de formas variadas também é um ótimo recurso. Por exemplo: ditado relâmpago, que é quando a professora escreve uma palavra na lousa, os alunos observam por dois ou três segundos, a palavra é apagada e todos devem escrevê-la no caderno; ditado mudo em que a professora dita palavras significativas para os alunos apenas fazendo o movimento com a boca sem pronunciar a palavra.

Para que os alunos sintam prazer em aprender é fundamental utilizar jogos nessa fase. Muitos decoram as sílabas mais por causa dos jogos do que pelos exercícios no caderno. Essas atividades também contribuem muito para alunos que “comem letra”, aqueles que sempre esquecem algumas letras na escrita das palavras. Tive um aluno que por muito tempo ficou escrevendo palavras assim: FOIHA em vez de formiga – CADNO em vez de caderno. O ditado foi o que ajudou a superar esses erros.

Você concorda com as recomendações desses professores? Por que?

OBS: OS NOMES SÃO FICTICIOS.

HTPC - informações sobre os processos de aprendizagem da escrita

Contribuições à prática pedagógica – 1

As informações sobre os processos de aprendizagem da escrita indicam que:

• É preciso planejar situações em que os alunos sejam convidados a escrever coisas, cuja forma escrita não sabem de memória, pois é isso que permite ao professor conhecer suas hipóteses, descobrir quais idéias orientam as “estranhas” escritas que produzem e oferecer boas situações de ensino aprendizagem.

• São muitas as questões que se colocam para os alunos quando eles têm que escrever e não estão alfabetizados: Quantas letras pôr? Quais letras pôr? Por que meu colega escreve tão diferente de mim? E muitas são também as questões que se colocam quando eles são convidados a ler a própria escrita: Por que é difícil ler o que escrevo? Por que sobram letras? Por que as letras parecem estar fora de ordem? Por que há tantas letras iguais em uma mesma escrita? Por que eu leio a mesma coisa de um jeito diferente do meu colega? ... E assim por diante. Ou seja, escrever e tentar ler a própria escrita representam bons desafios quando ainda não se sabe ler. Ao escrever é preciso tomar decisões sobre quantas e quais letras utilizar. Ao tentar ler a própria escrita é preciso justificar para si mesmo e para os outros as escolhas que foram feitas. Parece pouco, mas é assim que se aprende... é isso que faz da alfabetização um processo de análise e reflexão sobre a língua, e não de memorização.

• Nesse período em que os alunos ainda não se alfabetizaram e estão ocupados em descobrir quantas e quais letras são usadas para escrever, o uso da letra de forma maiúscula é o mais recomendado, pois suas características permitem que eles analisem as letras separadamente, distinguindo-as umas das outras com facilidade – além de serem também mais simples de grafar. A letra manuscrita, por ser contínua, não ajuda os alunos a identificar quantas e quais letras estão escritas, pois nem sempre é observável onde uma acaba e a outra começa. Depois que eles se alfabetizam, aí sim é o momento de ensiná-los a escrever a letra manuscrita e de exercita-la para que escrevam rapidamente e de forma legível.

• A entrevista individual com os alunos (sondagem) é um recurso para identificar suas hipóteses de escrita, não é uma atividade didática de sala de aula. A realização desse tipo de entrevista só é necessária quando o professor não consegue identificar as hipóteses de seus alunos por meio das escritas que eles produzem nas atividades escolares cotidianas.

• O desempenho dos alunos nesse tipo de situação depende de se sentirem seguros de que não serão recriminados ou punidos por cometer erros: é preciso criar condições para que se sintam à vontade para escrever e saibam qual é o objetivo dessa proposta. Dificilmente o professor conseguirá faze-los escrever como pensam se eles já estiverem habituados a uma prática sistemática de correção dos seus erros de escrita. Nesse caso, será necessário seduzir os alunos, convencê-los de que se trata de uma situação nova e diferente, porém importante para o professor compreender como eles pensam.