segunda-feira, 1 de março de 2010

Recomendações a uma professora iniciante

Durante uma reunião com professores das séries iniciais, a coordenadora pedagógica propôs a seguinte situação: “Imagine que você orientará uma professora alfabetizadora iniciante. Quais recomendações lhe daria para que seus alunos aprendessem a ler e escrever o mais rápido possível?”

Veja o que alguns professores disseram:

Maria  – Eu aconselharia a investir na leitura, pois a leitura ajuda bastante no aprendizado da escrita. Diria a ela pra iniciar com textos simples e curtos para que os alunos pudessem fixar as sílabas e, com o tempo, apresentar textos mais longos e com sílabas complexas. Tomar a leitura desses textos também é importante.

Mariana – Diria a ela que é preciso ter muita paciência no início do ano, pois nem todas as crianças ingressam na 1ª série com maturidade para se alfabetizar. Nos primeiros meses, é importante trabalhar com exercícios de coordenação motora fina, lateralidade, atividades fora da classe, ao ar livre, para que as crianças treinem o traçado das letras no chão, na parede, com brincadeiras. Com esse investimento no início, muitos problemas com a troca de letras, dificuldade de copiar que, mais adiante, poderiam atrapalhar a vida escolar do aluno, são resolvidos.

Marília – Além dessas recomendações que as colegas já colocaram, eu acrescentaria que também é muito importante para o sucesso dos alunos na alfabetização estar atento aos problemas que vivenciam em seus lares: alimentação precária, falta de carinho e atenção, dificuldade econômica para compra de material escolar, agressividade ... Muitos alunos não aprendem a ler e escrever por causa desses problemas, e se o professor não considerar isso acaba pensando que suas aulas é que não são boas.

Meire – Eu recomendaria que planejasse suas aulas com antecedência e trabalhasse com palavras chaves que têm significado para os alunos. A compreensão da sílaba torna-se mais fácil quando partimos de palavras que fazem sentido ao aluno. Fazer ditado de formas variadas também é um ótimo recurso. Por exemplo: ditado relâmpago, que é quando a professora escreve uma palavra na lousa, os alunos observam por dois ou três segundos, a palavra é apagada e todos devem escrevê-la no caderno; ditado mudo em que a professora dita palavras significativas para os alunos apenas fazendo o movimento com a boca sem pronunciar a palavra.

Para que os alunos sintam prazer em aprender é fundamental utilizar jogos nessa fase. Muitos decoram as sílabas mais por causa dos jogos do que pelos exercícios no caderno. Essas atividades também contribuem muito para alunos que “comem letra”, aqueles que sempre esquecem algumas letras na escrita das palavras. Tive um aluno que por muito tempo ficou escrevendo palavras assim: FOIHA em vez de formiga – CADNO em vez de caderno. O ditado foi o que ajudou a superar esses erros.

Você concorda com as recomendações desses professores? Por que?

OBS: OS NOMES SÃO FICTICIOS.

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